

Aumentar o consumo diário de cálcio pode acelerar o emagrecimento em mulheres, afirmam pesquisadores canadenses na última edição da revista "British Journal of Nutrition". Segundo eles, a maioria das mulheres com dificuldade para emagrecer tem algum tipo de deficiência do mineral.
"Nossa hipótese é que o cérebro consegue perceber a falta de cálcio no organismo e tentar compensar esta ausência com uma ingestão maior de comida. Ou seja, a mulher acaba sentindo mais fome e não entende por quê", disse em nota o coordenador da pesquisa, o nutricionista Angelo Tremblay, da Faculdade de Medicina da Université Laval, no Canadá.
" O cérebro consegue perceber a falta de cálcio no organismo e tentar compensar esta ausência com uma ingestão maior de comida ".
A quantidade ideal de cálcio para mulheres, diz Tremblay, é de 1000 mg diárias. Porém, a maioria das mulheres seguindo algum tipo de dieta não consome mais que 600 mg por dia. A conclusão do estudo é a de que quem segue uma dieta de baixas calorias ou não pode consumir laticínios deve conversar com um especialista para pedir orientações sobre a suplementação de cálcio.
Na pesquisa, as mulheres que supriram suas necessidades de cálcio emagreceram cerca de 6 quilos em 15 semanas, enquanto as que tinham a deficiência do mineral não perderam mais que um quilo. Segundo os pesquisadores, mais de 50% das mulheres com problemas de peso têm deficiência de cálcio.
Em 2003, os mesmos pesquisadores revelaram que a falta de cálcio no organismo está intimamente ligada à obesidade. Mulheres com deficiência do mineral, conclui Tremblay, têm mais gordura corporal, principalmente na cintura, e colesterol mais alto do que aquelas que comem leite, queijo e iogurte com regularidade.
| « Voltar |