

A fruta, uma das fontes mais conhecidas de potássio, que garante o bom funcionamento dos batimentos cardíacos, ganha notoriedade a partir de estudo divulgado nos EUA
Estudo publicado recentemente na revista norte-americana Archives of Internal Medicine engrossa o coro em prol do potássio. Pesquisadores mediram suas quantidades e a do sal na urina de 2.974 voluntários e notaram que aumentar a ingestão de potássio e restringir a de sódio diminui em até 50% as perturbações relacionadas à pressão nas alturas, como infarto e derrame. “Isoladamente, no entanto, essas duas medidas não surtem o mesmo efeito”, observa Nancy Cook, professora da Universidade de Harvard e uma das autoras do trabalho. Apenas maneirar no sal, por exemplo, só derruba em 20% o risco de turbulência nas artérias.
Por que a dobradinha dá resultados mais satisfatórios? O potássio garante o bom funcionamento dos batimentos cardíacos, facilita a dilatação dos vasos e ainda melhora a sensibilidade à insulina – o que pode ser bem útil para quem sofre de resistência ao hormônio, um fator que colabora para a ocorrência de problemas cardiovasculares, ainda mais quando já existe um quadro de hipertensão. “Além disso, esse mineral parece reduzir os efeitos negativos do sal, porque induz à eliminação do sódio pelos rins”, comenta Nancy. Portanto, dá para deduzir que manter o dueto em uma gangorra estática – sódio no chão e potássio em níveis elevados – seja a medida mais eficiente para proteger o corpo. O potássio melhora a elasticidade dos vasos e, com isso, ajuda no controle da pressão. Mas, na prática, pouca gente sabe ou se lembra disso.
Faça um teste: resgate na memória a última vez que você viu um hipertenso comendo banana, uma das fontes mais conhecidas de potássio (uma unidade média tem 215mg), só para controlar a doença.
Quanto ao sal, um adulto saudável deve ingerir, no máximo, seis gramas de sal por dia, mas a maior parte dos brasileiros consome nada menos que
OUTRAS FONTES
O potássio pode ser encontrado em muitos outros alimentos.
Soja – 486mg (uma concha pequena)
Melão – 367mg (uma fatia média)
Couve – 331mg (três colheres de sopa)
Grão-de-bico – 285mg (uma concha pequena)
Laranja – 245mg (uma unidade média)
Mamão – 222mg (uma fatia média)
Brócolis – 214mg (6 ramos)
Tomate– 200mg (uma unidade)
Goiaba – 178mg (uma unidade média)
Pera – 162mg (uma unidade média)
Melancia – 156mg (uma fatia média)
Feijão – 153mg (uma concha pequena)
Mexerica – 150mg (uma unidade média)
Espinafre – 134mg (três colheres de sopa)
Lentilha – 132mg (uma concha pequena)
Agrião – 131mg (um prato de sobremesa)
Abacaxi – 131mg (uma fatia média)
Alface – 126mg – (um prato de sobremesa)
Linhaça – 126mg (duas colheres de sopa)
| « Voltar |